segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Educação física escolar é substituída por academia?

BLOG CENTRAL DOS CONCURSOS

Educação física escolar
Educação física escolar
Com a chamada “Agora você tem motivos para tirar 10 em educação física” uma grande rede de academias anuncia parceria com escolas e completa: “TROQUE as aulas de educação física pela academia”. Vamos pensar…
Isso vale uma rápida reflexão crítica pessimista:
1- Se grandes academias começarem a realizar nos próximos anos convênios deste tipo com escolas, a educação física da metade/fim do 2º segmento até o ensino médio nas escolas privadas terá um declínio monstruoso. A cadeira educação física será apenas para estar adequada as parâmetros legais, porém, disciplina fantasma no ambiente escolar.
2- O que farão os professores destas escolas privadas, planejarão o ano letivo baseado em…?
3- Os professores de educação física escolar (a partir da metade/fim do 2º segmento) ficarão dependentes de aprovação em concursos públicos para garantir uma renda mensal fixa, isso aumentará consideravelmente a concorrência. Quanto maior a concorrência maior índice de desemprego.
4- Luta-se na educação física escolar para mantermos nosso espaço no 1º segmento, agora, a educação física escolar terá que comprar mais uma briga contra as “grandes academias” e seus convênios.
5- Por outro lado… Algumas escolas realizam o sentido oposto: Levam as academias para o ambiente escolar oferecendo modalidades como opção e complemento do currículo básico legal. Você pode conferir clicando aqui e aqui. O que não dá pra entender é qual a razão e interesse de um diretor de escola permitir esta substituição.
Percebam que não é o caso licenciatura x bacharel e sim:
Educação física escolar x Grande empresa de fitness.
Esta é uma linha muito tênue e difícil de equilibrar mas já dá pra imaginar em quem vai refletir essas práticas, não acha? Deixe sua contribuição e coloque nos comentários sua visão sobre este caso. Pela primeira vez fizemos uma abordagem pessimista, mesmo assim, isso não impede que você discorde.
FONTE: BLOG CENTRAL DOS CONCURSOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário